"Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir as sábias!"

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

De onde vem o preconceito!?

Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram. Hebreus 13:9     Diante de uma polemica na rede social na tentativa de abolir a arte no louvor e adoração me veio alguns questionamentos.. Como tentar abolir algo que traz, reconciliação com Deus, adoração e restauração de vida!? Como usar versículos isolados da bíblia para de alguma forma tentar expor seu "Achismo" e sua opinião!? Doutrinas várias e estranhas CUIDADO IGREJA! Essa postagem tem como meu direito de reposta não para causar discórdias mais sim meu estudo em relação a arte no louvor e adoração que é a enfase do meu ministério! Então hoje vamos ver o que a historia diz sobre isso na tentativa de descobrir da onde vem o preconceito!
Historicamente, a dança, em razão dos vários estigmas de imoral e corrupta que lhe foram impostos por hábitos inculcados desde o antigo Império Romano, pelos próprios romanos, e de seu uso com objetos cruéis e sádicos, foi condenada por cristãos, lideres políticos e intelectuais. Essa concepção acabou por influenciar sobremaneira todo o seu processo de desenvolvimento e de sua valorização como expressão artística, religiosa e educacional na sociedade romana e no mundo ocidental, no período da idade media (976-1450 d.C.) Outro fato curioso é que, apos a queda do Império Romano, a ação da igreja católica romana, ALIANDO-SE AOS SENHORES FEUDAIS, CONTRIBUIU PARA DAR UNIDADE A Europa E PROPORCIONAR UMA FORMA DE CIDADANIA UNIVERSAL. Essa PARCERIA ERA FONTE E SISTEMA DE AUTORIDADE NA ÉPOCA, GERADORA DE REGRAS E CÓDIGOS MORAIS QUE CONDENAVAM TODAS AS AÇÕES CARNAIS E HEDONISMO. Os primeiros padres cristão aprovavam o uso de dança em cerimonias religiosas, desde que seu conteúdo fosse de fundo sacro, e não profano. Contudo, os ritos pagãos foram penetrando nas cerimonias religiosas e nos templos católicos, o que resultou juntamente com outros fatores, no banimento da dança da Igreja. Na igreja católica Romana, a preocupação básica era de que o ser humano deveria obter a "salvação da alma". Por consequência, sob a perspectiva de uma visão de corpo dicotomizada entre sua forma biológica e seu espirito, o corpo biológico foi relegado a segundo plano, ignorado, punido e considerado um obstaculo para tal empreendimento. A carnalidade, ou corpo carnal, era conceituada como veiculo de pecado. Nesse contexto, a popularidade entre terreno e pós-terreno, bem e mal, espiritual e carnal, corpo e mente,era a tônica das discussões filosóficas e teológicas da época. Essas discussões pontuaram a dança, dentre outras manifestações corporais, como indicativo de degeneração humana. O movimento protestante herdou o mesmo modo de pensar, aliado a degeneração progressiva na qual a pratica da dança no mundo ocidental embarcava.
(Isabel Coimbra - livro Louvai a Deus com DANÇAS)
E mesmo assim depois de anos a igreja ter sido renova esse mesmo pensamento renasce dentro dela. O que faremos então? Entramos em mais uma discussão que realmente não resultara em nada? Creio que não o melhor a fazer hoje é mostrar a diferença! Nunca em minha vida como líder ou como ministro deixei de dar a devida importância a busca da palavra e oração. Mais diante de algumas situações vejo que preciso de muito mais! Então é isso a todos leitores que também não aceitam esse tipo de posição eu digo: Busquemos muito mais de Deus para que a sua gloria ilumine o conhecimento humano e não nossos argumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário